Santo do Dia: 07 de Outubro - Nossa Senhora do Rosário

07 de Outubro - Nossa Senhora do Rosário

Diz uma lenda que Nossa Senhora apareceu a São Domingos e ensinou-lhe o rosário. Ele seria como uma arma da fé para lutar contra os inimigos hereges. Assim ele aprendeu, rezou e venceu.

Nasceria aí o rosário como devoção a Maria, por sua participação na vida de Jesus. Mas o objeto da recitação, o terço, já era conhecido nos tempos mais antigos da história.

Religiosos de séculos atrás usavam pedrinhas para contar as orações. Foi são Beda que sugeriu a adoção de vários grãos enfiados num barbante.

O rosário tem o significado de uma guirlanda de rosas oferecida a Nossa Senhora. Na época medieval, os vassalos homenageavam seus senhores com coroas de flores e o profundo amor a Maria os fez homenageá-la com a mesma distinção.

Os frades dominicanos disseminaram a devoção ao rosário, que passou a ser a forma de oração mais popular entre as famílias religiosas, à noite, em casa. Ele é formado pelas duas orações básicas do catolicismo: "Pai Nosso", ensinada pelo próprio Jesus Cristo, e "Ave Maria", nascida da anunciação feita pelo Anjo Gabriel a Maria e das palavras de sua prima Isabel.

Enquanto rezado, leva à meditação sobre os mistérios da vinda do Filho de Deus entre nós, isto é, anunciação, nascimento, vida, paixão e morte de Cristo.

A festa do rosário foi instituída pelo papa Pio V, para lembrar a vitória alcançada na batalha de Lepanto. O mês de outubro todo é dedicado ao rosário e às missões.

OpenBrasil.org / Santa Missa
Santo do Dia - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página